quinta-feira, 8 de março de 2012

REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO XIII

O módulo de Equipamentos hidráulicos e sanitários fala sobre a água no mundo para o consumo humano que foi motivo de preocupação de todas as épocas, sendo fundamental. Precisamos dela para coisas básicas como saciar a sede, tomar banho, lavar roupa, cozinhar, bem como para irrigar culturas e gerar energia.
O Brasil tem a maior reserva hídrica do mundo 13,7% da disponibilidade de água doce do planeta, dois terços dessa água está concentrado na Amazônia, o restante da água (um terço) atende 95% pra região amazônica
Os egípcios construíram por volta de 2.500 A.C, banheiros elaborados dentro das pirâmides. Nossos antepassados clássicos, gregos e romanos o uso de sistemas hidráulicos, canalização águas pluviais (das chuvas).e fluviais(dos rios) conduzindo-as para residências e para termos piscinas aquecidas.
Inicialmente a água é “bruta”  e capacitada de rios, lagos,nascentes em quantidade suficiente para o consumo da cidade, passando por um tratamento onde se elimina sujeira e ocorre a desinfecção, segundo os critérios do Ministério da Saúde.
Os tubos de transporte da água são feitos para transportar água fria ou quente sendo fabricados de PVC, CPVC, tubos de cobre tubos de ferro fundido, aço carbonizado. Sendo preciso um projeto elaborado segundos normas técnicas (IMMETRO), estas trazem, para cada caso, as exigências para que os produtos tenham condições de resistência, estabilidade, funcionalidade e segurança.
Esse módulo nos ensina contribuir com o planeta para evitar desperdícios de água e nos concretizar para uma outra geração usufruir também esse bem precioso.
  Tivemos uma palestra com o Agente Penitenciário Everton da Silva Bastos, falando sobre os aspectos gerais do sistema penitenciário do MS e da realidade da penitenciaria de Segurança Máxima de Naviraí.  .


                                           Curso: Técnico em Infraestrutura e Meio Ambiente
                                            Cursista: Ana Lucia



Neste módulo vimos de onde vem a energia usada em nosso cotidiano, sendo ela de fontes naturais ou alternativas, e sua importância em nossa vida.
Vimos também a necessidade do uso correto de materiais para fazer uma instalação elétrica em uma residência, usando os fios tomadas, eletrodutos e disjuntores com o selo do IMMETRO; pois estará de acordo com as normas de segurança.
Além disso, notamos que podemos econimizar energia, comprando eletrodomésticos com o selo Procel, além de fazermos o uso consciente da energia em nossa casa, planejando ambientes em que a luz natural possa ser utilizada com melhor aproveitamento.
Com esse bloco os cursistas aprenderam mais sobre como economizar energia em suas casas, fazendo com que economizem, além de usar a energia de maneira consciente.  

                                           Curso: Técnico em Infraestrutura e Meio Ambiente
                                            Cursista: José Basílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário